Pesquisar este blog

8 de ago de 2013

BERÇÁRIO I


A ADAPTAÇÃO

Quantas transformações são vividas no 1º ano de vida !!!
Um mundo a descobrir, a explorar, a conhecer.
Ao chegar ao berçário, o bebê começa a criar vínculos e a estabelecer relações com a equipe, o que lhe proporciona um sentimento de segurança e de confiança - base para ele sentir-se aconchegado e à vontade no novo espaço.
Os bebês expressam e se comunicam, a todo instante, seus estados de ânimo pelas suas manifestações corporais. Uns utilizam mais o choro, outros agitam os membros, outros gritam... Cada um tem a sua particularidade, que é percebida atentamente pela equipe, visando uma boa comunicação entre adulto e o bebê. Pelo olhar, pelo toque, pelo gesto, e também por palavras, dialogamos a todo instante com os pequenos.
O espaço do Berçário é cuidadosamente planejado e organizado para que o bebê possa explorar o espaço, os objetos, as texturas, os gostos, os cheiros. Assim, ele vai, gradativamente, reconhecendo o mundo à sua volta e nele imprimindo suas marcas.
Os cuidados com higiene, alimentação e sono são considerados situações preciosas de relação e de formação de vínculos. Assim, são permeados por olhares, conversas, toque afetuoso, pois, durante esses momentos, a equipe entra em contato direto com o corpo do bebê.
A adaptação é um período de aprendizagem. Família, escola e crianças descobrem sobre convívio, segurança, ritmos e exploração de novos ambientes, entre tantas outras coisas.


Fontes de pesquisa:






CONHECENDO A SI MESMO

   APRENDENDO A USAR A COLHER
BRINCANDO NOS ESPAÇOS EXTERNOS



OBSERVANDO MOVIMENTO D’ÁGUA
A PARTIR DO MOVIMENTO DO CORPO


Nenhum comentário:

Flying Cute Baby Blue Butterfly